Aspectos Clínicos da Implantação: Avaliação detalhada

Treino e reabilitação – na surdez profunda, o implante é uma oportunidade única de compreender afala e escutar sons do ambiente.

Surdez profunda pós-lingual – é quando o indivíduo nasce com audição e aprende a falar antes de adquirir a surdez. Nesse caso, os pacientes implantados têm melhor prognóstico.

Surdez profunda pré-lingual – é quando o indivíduo torna-se surdo precocemente, na infância,
antes de aprender a falar. Em ambos tipos de surdez profunda, quanto mais recente a perda da audição, mais fácil será a interpretação de sinais liberados por um implante coclear.

Reabilitação do implantado Ativação do implante

Após a ativação do implante, o paciente recebe uma variedade de sons, incluindo os sons da fala. No início os sons estão distorcidos, não parecendo familiar ao paciente. Aprender a interpretar os sinais do implante é como aprender uma língua estrangeira, exige tempo e prática, principalmente para quem é surdo há muito tempo ou nunca ouviu. O cérebro aprende gradualmente o significado dos impulsos elétricos e depois o significado das mensagens sonoras. O paciente implantado começa a compreender alguma fala e os sons parecem mais naturais. O implantado deve retornar à clínica de reabilitação para sessões de treinamento específico com fonoaudiólogo. O treinamento de reabilitação é essencial para o êxito na performance do paciente implantado. Esse treino é para desenvolver audição e leitura de fala. O paciente pode realizar o treinamento em casa, com retornos para orientação dos fonoaudiólogos.

Avaliação da performance

Avaliar no implantado a capacidade de identificar e reconhecer a fala. Nos testes utilizam-se palavras monossílabas, vogais, consoantes e sentenças. Os melhores resultados são nos testes com sentenças. Esses testes podem exigir alto nível de conhecimento de gramática, contexto e semântica, no reconhecimento das palavras nas sentenças. Um exemplo é o preenchimento das sentenças com palavras. Nos testes open set com sentenças, os pacientes não sabem a lista de todas escolhas de palavras possíveis. Os testes close set são aqueles com vogais e consoantes; neles, o paciente sabe todas as escolhas possíveis. Esses testes não são necessariamente mais fáceis porque todos os itens da lista são  foneticamente semelhantes. O objetivo desses testes é avaliar a habilidade do paciente em resolver informação espectral e temporal.

Performance auditiva

É a capacidade de discriminar, detectar, identificar ou reconhecer a fala. O resultado é medido pelo escore obtido, em porcentagem, em testes de reconhecimento da fala com sentenças (open set).

Fatores que afetam a performance auditiva duração da surdez tem efeito negativo forte. Quando a deprivação da estimulação auditiva é mais curta, o resultado é melhor;

Idade de início da surdez – a surdez sendo pré-lingual a performance é pior. Adultos e crianças pós-linguais têm melhor performance auditiva do que crianças com surdez congênita;

Idade da implantação – surdos pré-linguais implantados na adolescência têm melhor performance auditiva do que adultos implantados pré-linguais. Crianças implantadas em idades precoces têm melhor performance que na idade adulta. Hoje, sabe-se que quanto mais precoce a implantação, melhores serão os resultados. No congresso internacional realizado em 2005, em Dallas (EUA), o consenso foi de que a melhor época para implantação é aos 12 meses.

Duração do uso do implante tem efeito positivo na performance auditiva para adultos e crianças. Outros fatores que podem afetar o desempenho auditivo para adultos e crianças são o número de células ganglionares remanescentes na cóclea; colocação correta do eletrodo e a profundidade de inserção possibilitando a estimulação dos sons agudos na base e graves no ápice; faixa dinâmico-elétrica; estratégia de processamento de sinal; nível de inteligência do paciente; comunicabilidade.

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