Esta capacidade aumenta com o tempo, para crianças com surdez pré-lingual, em um período de 3 ou 4 anos. Em crianças implantadas com surdez pós-lingual, a melhora da percepção da fala é rápida nos primeiros 6 meses e tem melhores resultados nos testes open set comparados com crianças com surdez pré-lingual. No congresso internacional de implante coclear em crianças (Dallas, US – 2005) houve consenso em considerar que as crianças implantadas com 12 meses têm a evolução de sua audição e fala como a de uma criança ouvinte. A criança de 1 ou 2 anos tem a necessidade de desenvolver linguagem falada, sendo a idade crucial para o desenvolvimento da linguagem e capacidade cognitiva. A implantação coclear possibilita que a criança adquira habilidade de falar claramente e desenvolver capacidade de percepção e compreensão da fala. Isto ocorre porque a habilidade de fala na criança está relacionada à capacidade de ouvir. A criança com deficiência auditiva tem dificuldade de falar corretamente.
A audição fornece feed-back que é usado para regular e corrigir sua produção de fala.
Objetivos do implante coclear
• permitir ao paciente alcançar a capacidade de compreensão da fala nos testes open set somente com a audição, ou seja, ser capaz de escutar e compreender a fala usando apenas o implante, sem qualquer pista visual (leitura labial).
• aumento da leitura labial – com isso o paciente obtém maior informação sobre duração; sensação de freqüência (pitch); sensação de intensidade (loudness); inflexão e modulação da voz (>90%).
• ligação com o mundo através dos sons ambientais, sociabilidade, independência.
Tópicos
- Introdução
- Características dos Implantes Cocleares
- Indicação do Implante – Critérios Audiológicos
- Equipe do Implante Coclear
- Plasticidade e Maturação Auditiva
- Avaliação Pré-operatória
- Cirurgia
- Aspectos Clínicos da Implantação: Avaliação detalhada
- Capacidade de Percepção da Fala em Crianças Implantadas
- Considerações sobre Implantação Coclear Pediátrica
- Possibilidades Futuras de Implantes Cocleares
- Leitura Recomendada