Capacidade de Percepção da Fala em Crianças Implantadas

Esta capacidade aumenta com o tempo, para crianças com surdez pré-lingual, em um período de 3  ou 4 anos. Em crianças implantadas com surdez pós-lingual, a melhora da percepção da fala é rápida nos primeiros 6 meses e tem melhores resultados nos testes open set comparados com crianças com surdez pré-lingual. No congresso internacional de implante coclear em crianças (Dallas, US – 2005) houve consenso em considerar que as crianças implantadas com 12 meses têm a evolução de sua audição e fala como a de  uma criança ouvinte. A criança de 1 ou 2 anos tem a necessidade de desenvolver linguagem falada, sendo a idade crucial para o desenvolvimento da linguagem e capacidade cognitiva. A implantação coclear possibilita que a criança adquira habilidade de falar claramente e desenvolver capacidade de percepção e compreensão da fala. Isto ocorre porque a habilidade de fala na criança está relacionada à capacidade de ouvir. A criança com deficiência auditiva tem dificuldade de falar corretamente.

A audição fornece feed-back que é usado para regular e corrigir sua produção de fala.

Objetivos do implante coclear

• permitir ao paciente alcançar a capacidade de compreensão da fala nos testes open set somente com a audição, ou seja, ser capaz de escutar e compreender a fala usando apenas o implante,  sem qualquer pista visual (leitura labial).

• aumento da leitura labial – com isso o paciente obtém maior informação sobre duração; sensação de freqüência (pitch); sensação de intensidade (loudness); inflexão e modulação da voz (>90%).

• ligação com o mundo através dos sons ambientais, sociabilidade, independência.

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