Pesquisas recentes revelam que o primeiro ano de vida é muito importante. A criança é capaz de discriminar fonemas de qualquer língua até 6 meses; após esta idade, discriminam fonemas somente do próprio idioma. O máximo de aquisição de linguagem é de 2 a 3 meses; quanto mais cedo começar a estimulação, maior será o vocabulário.
Desafio atual dos implantes
Quanto mais nova a criança, maior a dificuldade de avaliação, cirurgia e reabilitação. Em adultos, estas etapas são mais fáceis de realizar. Os testes nas crianças devem ser comportamentais e não elétricos. A mãe pode fazer testes com sua voz usando um medidor de pressão sonora. Pode também aprender a fazer o teste com videoteipe. O teste pode ser feito quando a criança adormece; quando a criança não responde, deve usar o aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Se a criança não responde com essa prótese, a perda é profunda e o implante coclear deve ser indicado.
Tópicos
- Introdução
- Características dos Implantes Cocleares
- Indicação do Implante – Critérios Audiológicos
- Equipe do Implante Coclear
- Plasticidade e Maturação Auditiva
- Avaliação Pré-operatória
- Cirurgia
- Aspectos Clínicos da Implantação: Avaliação detalhada
- Capacidade de Percepção da Fala em Crianças Implantadas
- Considerações sobre Implantação Coclear Pediátrica
- Possibilidades Futuras de Implantes Cocleares
- Leitura Recomendada